fbpx ;
14 mar

Saiba como a indústria do concreto pode neutralizar as emissões de carbono

Em 2023 o tema sobre maneiras de zerar a emissão de carbono no processo de fabricação de concreto foi abordado no relatório da GCCA – Global Cement and Concrete Association (Associação Global de Cimento e Concreto).  A associação anunciou que as indústrias responsáveis por 80% da produção de cimento nos países ocidentais chegaram a um acordo chamado “Concreto Net Zero em 2050”.

Desde então, o concreto e sua elevada carga ambiental tornaram-se uma pauta constante no mundo da construção civil, isso porque o mercado está consciente de que é responsável por 40% das emissões globais de CO2 e que somente através da diminuição do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, será possível reduzir os danos ambientais. 

🔎Continue lendo o texto para saber mais sobre a meta Net Zero do setor da construção civil. 

Net Zero Carbon Emissions

O Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertou em 2018 que seria possível atingir o Net Zero ainda em 2050, se as emissões fossem reduzidas entre 40% e 60% até 2030, se comparadas com as emissões dos níveis de 2010.

Por isso, o Net Zero foi dividido em três diferentes metas. O Escopo 1 detalha o primeiro objetivo que é a determinação da diminuição da emissão de gases durante a produção e transporte dos produtos fabricados pela indústria de concreto. Já o Escopo 2, define a diminuição da emissão de gases provenientes da geração de energia elétrica, enquanto o Escopo 3 é todo o resto que não se encaixa nas duas metas anteriores, como a diminuição de gases durante a produção das matérias-primas e nas exportações dos produtos. 

Com isso, é importante ressaltar que todas as empresas da construção civil devem realizar a sua parte para que a meta seja atingida com sucesso.

💡Leia também: Quais são as melhores práticas de sustentabilidade na construção civil?

O que fazer para diminuir a emissão de CO2? 

Nos últimos anos, as construções verdes ganharam espaço à medida que a indústria da construção se concentrou em reduzir sua pegada de carbono.

O setor da construção civil, sem dúvidas, ainda encontra alguns desafios para conseguir reduzir a emissão de carbono, mas abaixo listamos algumas soluções práticas em prol da descarbonização e da construção verde: 

  • Reduzir o consumo de algumas matérias-primas durante o processo de produção do concreto, como a água e cimento. Existem aditivos, como os da Linha Tecnos, que permitem o aprimoramento da mistura de concreto.
  • Proteção e economia de água (os sistemas de impermeabilização evitam vazamentos e contaminação em reservatórios e estações de tratamento de água); 
  • Coberturas duráveis e com economia de energia (cobertura verde economizam energia e reduzem efeito da ilha de calor e, para coberturas frias, que reduzem o consumo de energia em até 15%, ao refletir a luz solar, evitando o uso excessivo de ar-condicionado); 
  • Aumento da vida útil e da segurança das estruturas de concreto, pois quanto maior a durabilidade dos edifícios construídos com as peças de concreto, mais demora para demolição e por consequência mais demora  para virar resíduo.

💡Veja mais conteúdos: Sustentabilidade na indústria do concreto: como aplicar?

Soluções sustentáveis 

O uso do concreto continuará acontecendo por tempo indefinido e por isso, é necessário pensar em estratégias para diminuir o impacto ambiental. As principais ações de curto prazo para serem adotadas envolvem o uso dos aditivos redutores de água que atuam com o objetivo de possibilitar a redução da relação água/cimento mantendo e aumentando a trabalhabilidade.

Os aditivos para concreto plástico permitem a redução de água na massada e ainda proporcionam ganho na fluidez. O aditivo utilizado também é ponto fundamental para dosagem do concreto quanto o assunto é trabalhabilidade. Um aditivo redutor de água é aliado na obtenção de maiores abatimentos e também na produção de concreto com menor quantidade de água. 

👉 Para conhecer mais sobre os aditivos superplastificantes da Tecnomor, acesse a página do produto e veja mais informações sobre a Linha Tecnos. 

📚Baixe nosso material gratuito “Trabalhabilidade do concreto – como fazer a manutenção do slump”

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.