fbpx
19 jul

Telhas de concreto x Telhas cerâmicas: um comparativo

Nós já falamos sobre as telhas de concreto em outras oportunidades aqui em nosso blog. Mas, mesmo com todas as vantagens que elas possuem, ainda é possível observar que as telhas cerâmicas continuam sendo mais utilizadas.

Neste texto de hoje, a Tecnomor trouxe um comparativo entre as telhas de concreto e as telhas cerâmicas. Com ele, mostraremos qual delas apresenta mais benefícios. Além disso, falaremos também sobre o papel dos aditivos na produção das telhas de concreto. Continue a leitura abaixo e confira!

 

Características das telhas cerâmicas

Começamos com o modelo de telha mais comum e mais encontrado. As telhas cerâmicas até apresentam seus benefícios, mas em alguns casos as características desses benefícios trazem consigo certas desvantagens. 

Tome como exemplo a porosidade das peças: este tipo de telha é mais poroso que as telhas de concreto. Isso faz com que elas esquentem menos, deixando o ambiente com uma temperatura mais amena em dias quentes. Porém, este mesmo fator é o responsável por deixá-las úmidas em dias de chuva, facilitando a proliferação de fungos e o surgimento de infiltrações.

Outro fator negativo que podemos citar é o encaixe. Não é sempre que telhas cerâmicas se encaixam perfeitamente, o que pode promover goteiras com o tempo. Como você verá em seguida, telhas feitas de concreto eliminam este problema.

 

Características das telhas de concreto

Do outro lado, temos as telhas de concreto. Se as telhas cerâmicas são as mais utilizadas, muito se deve à cultura de utilização deste tipo de telha, pois as telhas de concreto são mais duráveis e mais uniformes.

É possível encontrar telhas de concreto em diversos formatos e cores, que vão desde o grafite e vermelho até o branco e o marfim. Essa variedade de cores garante versatilidade, que promove não apenas beleza às construções, mas também permite a escolha de telhas em tons mais claros para regiões mais quentes, refletindo a luz do sol e transmitindo menos calor para o interior.

Há também a questão do encaixe: enquanto o das cerâmicas pode apresentar problemas, o das telhas de concreto é perfeito, evitando as situações de goteiras que já explicamos. Além disso, ter um encaixe perfeito também permite maior alinhamento, precisão e rapidez na instalação das peças.

Comparando o peso unitário das peças, a telha de concreto é mais pesada que a de cerâmica. Porém, levando-se em consideração o tamanho e o ângulo de instalação, utilizam-se menos unidades de telhas de concreto para cobrir um telhado do que de cerâmica, equilibrando essa diferença.

Por fim, a resistência. E neste quesito, novamente, as telhas de concreto se sobressaem. Enquanto elas apresentam resistência mínima de ruptura de 240 quilogramas-força, as peças cerâmicas contam com apenas 130 quilograma-força. Assim, a quebra de telhas durante o armazenamento no canteiro de obras e nas manutenções dos telhados são menores. 

 

Telhas de concreto — Fabricação e o papel dos aditivos

Contudo, assim como em qualquer outra peça, o que garante a qualidade é uma produção bem feita, sem pular nenhuma etapa e tomando todos os cuidados necessários. E, assim como acontece com os blocos e pavers, as telhas de concreto também se beneficiam muito do uso de aditivos.

Os aditivos para telhas de concreto trazem, principalmente, três grandes vantagens para a produção das peças:

 

  • Melhor adensamento;
  • Impermeabilização;
  • Melhor acabamento.

 

Se você quer saber mais sobre aditivos para telhas de concreto, a Tecnomor tem um texto especificamente sobre o assunto. Você pode conferi-lo em nosso blog neste link.

 

Viu como, mesmo sendo menos utilizadas que as telhas cerâmicas, as telhas de concreto possuem vantagens que as colocam muito a frente? E, não se esqueça, para produzir as melhores telhas de concreto, é indispensável o uso de aditivos! 
A Tecnomor trabalha com aditivos e desmoldantes concentrados de verdade e oferece o melhor para a sua produção! Conheça nossos produtos e veja tudo que podemos fazer por você!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.