fbpx
3 ago

Segregação da mistura na produção de blocos e pavers

A produção de blocos e pavers de concreto apresenta diversas peculiaridades que devem ser levadas em consideração para produzir peças com qualidade uniforme entre si. Um dos pontos a serem analisados na produção é a possível segregação do material durante a movimentação da massa entre o misturador e o silo da máquina.

Essa segregação, denominada efeito pirâmide, faz com que a produção seja disforme de acordo com a posição da peça na bandeja, produzindo peças com densidades diferentes, afetando a resistência e também o acabamento das mesmas.

Deve-se, portanto, analisar a qualidade levando em consideração as diferentes posições da bandeja, pois caso haja grande variação entre as peças, o problema precisa ser verificado a fim de buscar homogeneidade.

Há dois meios de solucionar este problema, o primeiro, mais simples, é através da instalação de uma cantoneira na saída da cinta transportadora para dividir o fluxo do material, e o segundo, mais efetivo, é o uso do defletor que proporciona a distribuição do material no silo da máquina.

Para obter informações mais detalhadas consulte o livro Blocos e Pavers – Produção e Controle de Qualidade – 6º Edição / Autor Idário Fernandes.

Se desejar conhecer nossos produtos para essa linha de produção,entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342-5320 | contato@tecnomor.com.br

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.