fbpx
30 abr

Como reduzir o desperdício nas indústrias de artefatos de concreto

Quem vive ou pelo menos conhece a rotina de indústrias de artefatos de concreto sabe que um dos maiores inimigos do setor é o desperdício. Mesmo que as proporções da produção sejam altas, o ritmo, o aproveitamento e, consequentemente, o lucro dos processos tendem a cair quando os desperdícios não são controlados. Identificar e solucionar cada um deles é fundamental para o negócio.

Contudo, os tipos de desperdício podem ser os mais variados, e diferenciá-los é válido quando entramos no assunto. Talvez os principais aqui sejam os desperdícios de tempo e materiais. Independente de qual estamos tratando, todos são extremamente prejudiciais a qualquer indústria, podendo diminuir o lucro e ainda trazer prejuízo.

Neste material que a Tecnomor preparou para você hoje, nós iremos te ajudar a identificar desperdícios em indústrias de artefatos de concreto. Além disso, vamos apresentar ideias e soluções para que você consiga diminuir drasticamente o seu desperdício, aumentando, assim, sua produtividade e seus resultados. Leia mais e entenda melhor abaixo!

 

Identificando e solucionando desperdícios em indústrias de artefatos de concreto

 

  • Controle de qualidade

 

O controle de qualidade muitas vezes é visto como algo que encarece muito o custo da produção. No entanto, ao analisarmos os principais fatores que geram desperdícios, muitos estão atrelados à falta de controle do processo de produção e do produto final.

O controle do processo diz respeito ao planejamento da produção em si e ao treinamento e qualificação dos profissionais envolvidos. E o controle do produto final refere-se à realização de ensaios laboratoriais para análise das peças produzidas.

Por mais que isso pareça um pouco óbvio, alguns cuidados simples podem fazer uma diferença significativa. Veja como:

 

1. Desperdício de materiais

 

Uma análise correta na hora das compras é fundamental. O responsável pela compras precisa estar atento a questões tributárias, levando em consideração os possíveis créditos de imposto. Além disso, deve estar alinhado com as necessidades da produção e considerar o rendimento e qualidade das matérias primas.

Por exemplo, aditivos para concreto seco têm o papel de melhorar a compactação da peça e, consequentemente, contribuir na diminuição do consumo de cimento. Basicamente, o uso de um aditivo de qualidade reduz o desperdício desta matéria prima. A realização de ensaios nas peças pode garantir que as mesmas atendam às normas e, ao mesmo tempo, não consumam mais cimento que o necessário.

Há ainda a análise da vida útil dos moldes e o custo de manutenção dos equipamentos, que muitas vezes não são levados em conta no cálculo dos custos. Os moldes podem ter uma durabilidade muito maior, podendo ser usados em mais ciclos, quando o aditivo funciona corretamente e facilita a compactação. Pelo mesmo motivo, é possível reduzir os gastos com manutenção do equipamento.

Já para as indústrias de pré-moldados, a escolha do desmoldante pode aumentar ou diminuir a vida útil das fôrmas. Desmoldantes à base de óleos minerais são mais agressivos e reduzem a utilidade das formas, o que muitas vezes não é calculado na hora de escolher o produto.

 

2. Desperdício de tempo

 

Este tipo de desperdício raramente é levado em consideração. Contudo, ele merece atenção especial, já que pode proporcionar grandes economias. A organização da produção em si e o controle do tempo de cada processo podem melhorar significativamente a produtividade.

Como exemplo, para evitar desperdício de tempo dos funcionários é preciso ter atenção com o tipo de desmoldante utilizado. O uso de desmoldante de fácil aplicação e que promova fôrmas limpas e uma limpeza mais rápida podem acelerar o processo produtivo. O mesmo se aplica ao tempo para realização dos acabamentos das peças de pré-moldados, o qual pode ser reduzido caso o desmoldante propicie um melhor acabamento.

 

Reduzir o desperdício nas indústrias de artefatos de concreto pode ser a chave para fazer sua empresa chegar ao objetivo de crescer e ter sucesso. E lembre-se: aditivos e desmoldantes de qualidade é com a Tecnomor! Você pode encontrar nossos produtos aqui.
Gostou do texto de hoje? Continue nos acompanhando! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.