fbpx
22 out

Qualidade da água de amassamento: por que é importante?

Durante o processo de produção do concreto, o que chamamos de água de amassamento é a água utilizada para juntar todos os outros componentes da mistura, ou seja, o cimento, os agregados, as adições e os aditivos — que, juntos, formam o concreto. No entanto, esse processo deve ser muito preciso, e até mesmo a qualidade da água de amassamento pode influenciar os resultados da produção. 

E é exatamente sobre isso que nós falamos neste texto. Na sequência, você poderá ver por que, além da quantidade, a qualidade da água de amassamento é importante e saber o que é estabelecido pelas normas criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que tratam desse assunto.

Continue a leitura e confira!

 

Por que a qualidade da água de amassamento é importante?

Como trazido na introdução, são 5 componentes utilizados para produzir o concreto — sendo eles: cimento, água, agregados, adições e aditivos. Contudo, qualquer contaminação presente em algum desses componentes pode influenciar os resultados obtidos e acabar trazendo consequências indesejadas à qualidade do concreto.

E é por essa razão que a qualidade da água de amassamento é tão importante. Além de atuar diretamente na trabalhabilidade e na resistência, a água exerce importante influência em outros aspectos do concreto, como pega, hidratação, exsudação, retração por secagem, manchamento superficial, corrosão de armaduras, entre outros.

Assim, a água de amassamento não deve conter substâncias orgânicas indesejáveis ou constituintes inorgânicos em quantidades excessivas. É importante ressaltar também que a água presente nos agregados também merece atenção, pois ela pode conter materiais nocivos para o concreto.

 

O que dizem as normas?

Felizmente, tudo que explicamos acima é previsto pela Associação Brasileiras de Normas Técnicas. Com o objetivo de evitar que algum problema relacionado à utilização de água de amassamento contaminada aconteça, a ABNT elaborou uma série de normas específicas a respeito da qualidade da água de amassamento.

A NBR 15900:2009 – Água para amassamento do concreto, é dividida em 11 partes que especificam, além dos requisitos para a água ser considerada adequada ao preparo de concreto, todos os os procedimentos de amostragem e os métodos para sua avaliação.

De acordo com a ABNT, a água de abastecimento público é adequada para a produção do concreto e não necessita de ensaio. A norma aponta também as análises necessárias para o uso de água recuperada de processos de preparação do concreto, de fontes subterrâneas ou de captação pluvial e água residual industrial. 

Para água salobra é liberado seu uso apenas em concreto não armado. Já água de esgoto não é adequada para nenhum tipo de concreto, sendo necessário sua descontaminação em uma estação de tratamento de esgoto.

Além dos itens como cor, odor, pH e materiais orgânicos, é necessário também a análise da presença de óleos e gorduras e detergentes, bem como de materiais sólidos. Contaminações na água de amassamento do concreto por substâncias como açúcares, fosfatos, nitratos, chumbo e zinco podem alterar os tempos de pega e resistências do concreto. 

Para substância como cloretos, sulfatos e álcalis são definidas quantidades máximas permitidas, que variam de acordo com o tipo de concreto a ser fabricado e com a NBR 15577, que trata da reatividade álcali-agregado.

Outro fator que merece atenção, porém é muitas vezes negligenciado é a armazenagem da água. A NBR 12655/96: Concreto – Preparo, Controle e Recebimento especifica que a água destinada ao amassamento do concreto deve ser guardada em caixas estanques e tampadas, de modo a evitar a contaminação por substâncias estranhas.

 

E você, já sabia da importância da qualidade da água de amassamento? Produzir concreto é um processo delicado, e até pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, não deixe de acompanhar a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.