fbpx
13 abr

Prazo de validade do cimento: existe? Como garantir?

Praticamente qualquer produto tem um prazo de validade garantido pelo fabricante. Essa informação indica até quando o produto pode ser utilizado sem perder suas propriedades — oferecendo, assim, a qualidade que promete. Mas e quanto ao prazo de validade do cimento? Ele existe? E, se sim, de quanto tempo é?

Essas são as principais perguntas que a Tecnomor responde neste texto. Além disso, vamos também dar dicas práticas para aumentar a vida útil do cimento, incluindo as melhores práticas de armazenamento.

Para entender melhor o assunto e garantir a qualidade da sua produção, continue a leitura abaixo!

Prazo de validade do cimento existe? Qual é?

Sim, o prazo de validade do cimento existe! As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento —  em local seco e protegido de intempéries. 

Por essa razão, há fabricantes que levam em consideração as condições climáticas de cada região do país, preferindo colocar prazos menores em suas embalagens para garantir a qualidade do produto.

Vale citar que, antes da mistura para se tornar o concreto, o cimento é um material sensível, o que explica o fato de seu prazo de validade ser relativamente curto. Além disso, tal sensibilidade exige algumas medidas para garantir que a validade realmente seja de 90 dias.

Aumente a vida útil do cimento e garanta sua qualidade dentro do prazo

Felizmente, neste texto a Tecnomor não apenas fala sobre o prazo de validade do cimento, como também dá dicas para garanti-lo. A maioria delas está ligada ao armazenamento, visto que pequenos detalhes podem reduzir o prazo para poucos dias.

O primeiro cuidado fundamental é que o material deve ficar em um lugar protegido das intempéries e da umidade. Para isso, o local de armazenamento deve ser seco e ventilado. Ademais, os sacos não podem ser colocados diretamente no chão, mas sim em cima de palets de madeira.

Outra recomendação é que as pilhas de sacos de cimento nunca ultrapassem as 10 unidades. Além disso, eles devem estar a uma distância de pelo menos 10 cm da parede e 50 cm do teto.

Ainda na questão do armazenamento, uma dica extremamente importante é não guardá-lo com outros materiais. Ter outro produto armazenado no mesmo local cria a possibilidade de contaminação, o que, além de diminuir o prazo de validade do cimento, pode afetar sua qualidade. 

Armazenamento do cimento a granel

Para quem adquire o cimento a granel, uma boa dica é o uso de silos. Isso porque, assim como ocorre no armazenamento de sólidos, grãos alimentícios e areia, os silos ajudam a preservar a qualidade do cimento por mais tempo. 

No entanto, ao escolher essa opção, é necessário manter algumas recomendações para assegurar as condições do produto e garantir o seu melhor desempenho.

Normalmente, essas estruturas possuem capacidade para armazenar toneladas de cimento, mantendo o pó constantemente seco e com baixo nível de empedramento. Dessa forma, é possível ter maior controle na produção, evitando o desperdício da matéria-prima.

Vale lembrar que, nos silos, os cuidados no armazenamento também precisam ser levados em consideração, evitando a contaminação e a umidade. Por isso, eles devem estar bem vedados, sem rachaduras ou infiltrações. Além disso, as estruturas devem ser limpas periodicamente. 

É útil salientar, ainda, que quando o cimento é armazenado em silos, o prazo de validade segue sendo de 90 dias, observadas as condições específicas do material e do local de armazenamento. 

Transporte do cimento exige atenção especial

Após o armazenamento, o momento do transporte também merece atenção. Quanto ao carregamento dos sacos do depósito até o local de utilização, antes de qualquer outra coisa, é essencial retirar objetos pontiagudos do veículo para evitar que algum saco fure.

É importante também que os sacos sejam carregados por baixo e não pelas extremidades. Caso contrário, há sérios riscos de rasgo.

Não se esqueça, ainda, de cobrir os sacos com lonas impermeáveis e amarrá-los para que eles não se movimentem muito durante o transporte.

No caso do cimento a granel, estocado em silo, vale o alerta para as condições de temperatura e limpeza do silo-reboque onde ele será transportado até a obra.

Na prática, o silo-reboque é lacrado na fábrica, sendo que as bocas de saída e entrada de cimento devem estar em boas condições de vedação, evitando a entrada da temida umidade. 

Seguindo essas dicas, você com certeza conseguirá garantir o prazo de validade do cimento, seja ensacado ou a granel, além de ter mais qualidade na sua produção. Caso tenha gostado das informações que trouxemos neste texto e queira continuar recebendo este tipo de conteúdo, siga a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.