fbpx
27 jul

Pisos permeáveis de concreto

Pisos permeáveis ou drenantes são assim denominados pois permitem que a água infiltre pelos poros das peças, apresentando-se como uma ótima alternativa para atender às legislações quanto a área permeável exigida em empreendimentos e em calçadas urbanas. São indicados para locais de menor solicitação de carga, onde a resistência é menos exigida, como calçadas, praças, ciclovias, quadras poliesportivas e estacionamentos com tráfego leve.

O concreto permeável ou poroso pode ser produzido de duas formas: moldado in loco ou em peças pré-moldadas. A composição da massa pode variar de acordo com a resistência necessária no concreto, no entanto, quanto maior a resistência menor será a permeabilidade do piso, pois a permeabilidade está relacionada com o volume de vazios, o que reduz a resistência.

A utilização desse modelo de piso ajuda também a minimizar as enchentes nas cidades e promover reuso da água pluvial, pois a água da chuva desce pela pavimentação de concreto poroso e fica armazenada na estrutura granular, que deve ser de pedras ou britas com grande volume de vazios. Esta água pode se infiltrar no solo e abastecer os lençóis freáticos ou pode ir para um sistema de drenagem, sendo reutilizada em irrigação de jardins, por exemplo.

Desde agosto de 2015, uma norma da ABNT está em vigor sobre os pavimentos permeáveis de concreto: a NBR 16416. Com essa norma, estão estabelecidos os requisitos mínimos exigíveis ao projeto, especificação, execução e manutenção do sistema, contribuindo para a melhoria dos projetos e obras de pavimentação permeável de concreto e tornando muito bem definido os requisitos mínimos para este tipo de pavimentação; assim como para as empresas contratantes que dispõe dos parâmetros necessários para a realização da obra.

Atuando com uma linha de pigmentos sintéticos de óxido de ferro e com desmoldante específico para fôrmas plásticas, a Tecnomor fornece produtos de alta qualidade para produção deste modelo de pavimentação.

Entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342-5320 | contato@tecnomor.com.br

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.