Inovar e diferenciar-se do restante do mercado é fundamental para empresas que querem sobreviver e, ainda, ter um negócio altamente lucrativo. Isso é algo que pode ser observado em diferentes mercados, mas ainda mais para quem fabrica artefatos de concreto. Hoje em dia, cada vez mais construções buscam fazer diferente, o que traz os pigmentos para telhas de concreto como uma ótima solução, já que as telhas são produtos que não costumam variar muito entre si.

Utilizar telhas de concreto já é uma grande diferenciação por si só (entre outras vantagens), visto que elas são menos utilizadas que as cerâmicas. Além de serem melhores para encaixe e mais resistentes, elas também apresentam diferentes cores, graças aos pigmentos, e mostram-se esteticamente mais agradáveis.

No texto que a Tecnomor preparou para você hoje, nós falaremos sobre os pigmentos para telhas de concreto. Vamos te explicar um pouco melhor o que os pigmentos são, citar suas principais vantagens e mostrar alguns exemplos de telhas coloridas. Continue a leitura do texto abaixo e confira!

 

Saiba mais sobre os pigmentos

Pigmento é o material utilizado para a fabricação do concreto pigmentado, às vezes também chamado de concreto colorido. Ele é, na verdade, um produto insolúvel feito com o uso de óxidos, especialmente óxido de ferro. Suas cores podem variar, porém as mais comuns são o amarelo, o vermelho e o preto. 

Por serem insolúveis, os pigmentos rendem cores duráveis às peças em que são aplicados. Isso faz com que manutenções sejam menos frequentes, ao contrário do que acontece com as tintas. Além disso, o óxido de ferro é atóxico, não oferecendo riscos à saúde. Facilidade de uso é outro benefício.

Contudo, talvez a maior vantagem do óxido de ferro seja o diferencial competitivo. Como já citamos anteriormente, pigmentos são uma ótima solução para diferenciar peças de concreto, dando a oportunidade de fugir do básico e oferecer um produto com potencial ainda pouco explorado.

Se você quer saber ainda mais sobre os pigmentos para concreto, a Tecnomor preparou um e-book inteiro sobre o assunto. Você pode baixá-lo neste link.

 

O uso dos pigmentos para telhas de concreto

Uma das possibilidades é o uso dos pigmentos para telhas de concreto. Uma telha colorida chama muita atenção, fazendo as construções que a utilizam se destacarem no quesito design.

E não é somente o diferencial estético: a escolha da cor também pode ajudar no controle da temperatura. Cores claras, por exemplo, absorvem menos a luz do sol e, por consequência, passam menos calor para o interior da construção, sendo muito recomendadas para as regiões mais quentes.

Veja na galeria abaixo alguns exemplos do uso de pigmentos para telhas de concreto:

 

 

Como você pode ver nas imagens acima, os pigmentos para telhas de concreto abrem toda uma gama de alternativas, fazendo com que construções simples tenham atrativos a mais.

E o melhor de tudo isso é que trabalhar com o óxido de ferro é um processo simples. Basta misturar a dosagem recomendada (2 a 5% do peso do cimento no traço) do pigmento com os agregados secos por meio de uma agitação no misturador.

 

 

Viu como diferenciar suas peças pode não ser algo tão difícil assim e ainda trazer diversas vantagens? Se você busca pigmentos para telhas de concreto, a Tecnomor pode te ajudar! Nós também trabalhamos com o óxido de ferro e oferecemos pigmentos em nosso catálogo. Confira ainda hoje e veja você mesmo os benefícios deste produto!