fbpx
10 mar

Pavimentos de concreto: são melhores que o asfalto?

Você já parou para pensar que um pavimento rígido ou flexível pode trazer diferentes experiências aos usuários? Se ainda não, saiba que esses dois tipos de pavimentação apresentam características bem distintas. Descubra agora porque os pavimentos de concreto podem ser uma excelente opção na construção de estradas. 

Continue a leitura abaixo e fique por dentro do assunto!

Pavimentos de asfalto: vantagens e desvantagens

É comum que quando falamos em estradas, automaticamente venha em nossa mente o tipo de pavimentação mais utilizada: o asfalto. Presente em obras por todo o país, ele tem como característica marcante a flexibilidade.

Assim, sua aplicação e manutenção pode ser feita de maneira prática, industrial e produtiva. Sua estruturação é feita em múltiplas camadas equivalentes, capazes de resistir às tensões provocadas sobre a faixa de rolamento, com vida útil aproximada de dez anos.

Entre as principais vantagens, está o tempo de aplicação reduzido. Porém, possíveis erros no processo de preparação do solo podem deixar as falhas mais visíveis, além de comprometer o tempo de vida desse revestimento.

E aqui vai uma curiosidade: você sabia que o asfalto tende a consumir mais combustível de carros maiores? Sim! O atrito entre os veículos e o pavimento é maior, portanto, o carro precisa de mais força para andar e, consequentemente, gasta mais combustível.

Pavimentos de concreto: uma solução durável

Agora que você já leu um resumo com as principais informações sobre a pavimentação asfáltica, chegou a hora de conhecer mais detalhes dos pavimentos de concreto, ainda usados com menor frequência, mas muito eficientes!

Com o uso do concreto também é viável deixar uma estrada pavimentada e pronta para o tráfego intenso de veículos. Porém, esse material ainda é pouco usado e experimentado no Brasil, fazendo com que o asfalto ainda seja muito popular.

De acordo com o Manual de Pavimentos Rígidos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o concreto aplicado na execução de pavimentos rígidos deve apresentar a resistência característica à tração na flexão definida em projeto, geralmente na ordem de 4,5 MPa.

Quer saber mais detalhes desse elemento? Confira as principais informações sobre a pavimentação de concreto e passe a enxergar esse elemento com outros olhos!

Pavimentos de concreto: alta durabilidade

Embora o custo da sua aplicação seja um pouco maior, os pavimentos de concreto resistem por muito mais tempo, necessitando de pouca ou praticamente nenhuma manutenção por um período de até trinta anos.

Por ser um pavimento rígido – composto por placas de concreto de Cimento Portland (PCS) -, possui grande resistência a deformações. Inclusive, esse é um dos motivos que fazem a pavimentação em concreto ser bastante resistente, pois distribui melhor as tensões na superfície, proporciona maior aderência aos pneus, apresenta menor risco de aquaplanagem e maior resistência à abrasão.

Concreto e a redução da temperatura

É muito comum que cidades brasileiras apresentem com frequência temperaturas acima dos trinta graus, não é mesmo? Agora, imagine a sensação térmica em um piso que recebe a incidência solar durante todo o dia? Por isso, os pavimentos de concreto podem ser uma excelente solução para reduzir a temperatura em dias muito quentes.

Assim como o asfalto, o concreto também acumula calor, mas a diferença fica na variação das temperaturas. A pavimentação de concreto tende a ficar 5 graus mais baixa que a pavimentação asfáltica, trazendo maior conforto a quem transita sobre a sua superfície – principalmente os pedestres, que sentem mais o calor.

Melhor visibilidade para quem transita

Você já havia pensado nisso? Muitas pessoas nem se dão conta, mas os pavimentos de concreto têm relação direta com a iluminação de ruas, estradas e rodovias. Com essa camada, as vias tendem a se tornar mais refletivas, melhorando a visibilidade de motoristas, pedestres e ciclistas.

Ou seja, não é necessário a instalação de muitos postes ao longo do percurso, uma vez que o concreto é mais claro que o asfalto, contribuindo também para a redução no consumo energético. E tem mais! Os pavimentos de concreto também são considerados rígidos porque quase não apresentam movimento. Mas, para evitar trincas tão comuns ao asfalto, é fundamental o uso de juntas de dilatação entre as placas.

Assim, o concreto ficará mais resistente a deformações, proporcionará melhor aderência aos pneus e, claro, maior segurança a quem transita por ele. É ou não é uma ótima alternativa além do asfalto?

Gostou do conteúdo? Para receber outros materiais como esse, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.