fbpx
22 dez

O que é teste de slump?

A produção de concreto é um processo que envolve a mistura de diversos materiais e tem a necessidade de ser muito preciso para entregar resultados realmente satisfatórios. Por este motivo, diversos testes devem ser feitos para confirmar a qualidade do material produzido. Um deles é o teste de slump, assunto do nosso texto de hoje.

Na sequência, a Tecnomor fala um pouco mais sobre este que é um dos principais testes de qualidade quando o assunto é produção de concreto. Mostramos o que é o teste de slump, para que ele serve, como ele é feito e quais as normas que o regularizam.

Boa leitura!

O que é o teste de slump, para que ele serve e quando deve ser feito?

Também chamado de teste de abatimento do concreto, o teste de slump é um ensaio usado para medir a consistência do concreto, verificando a trabalhabilidade do mesmo e aferindo a possibilidade de usá-lo na obra. 

Quanto maior for o resultado do teste de slump, maior é a sua fluidez. A consistência do concreto pode ser ajustada pela quantidade de água na mistura e pelo uso de aditivos. O aumento da água, contudo, pode acarretar também perda da resistência, enquanto que o uso de aditivos superplastificantes pode garantir uma maior trabalhabilidade e por mais tempo.

Sempre que o concreto fresco é recebido no canteiro de obras, independente do local onde a produção foi realizada — seja no próprio canteiro ou dosado em central  —, ele precisa passar por um teste de slump para verificar se está dentro do especificado. Afinal, como citamos, os resultados devem ser satisfatórios para que o concreto seja aplicado.

O que é um resultado satisfatório é algo que irá depender do tipo de concreto, assim como da aplicação que ele terá.

Como ele é feito?

O teste de slump é relativamente fácil de ser feito. É necessário ter apenas:

  • Uma amostra do concreto que será testado;
  • Um molde tronco cônico com diâmetro inferior de 20 cm, diâmetro superior de 10 cm e altura de 30 cm;
  • Uma haste de compactação com 16 mm de diâmetro.

Comece posicionando o molde — com a maior base para baixo — em uma superfície plana (preferencialmente não sobre o solo). Encha o molde com uma primeira camada de 10 cm de concreto e compacte-a com 25 golpes da haste. Repita o processo mais duas vezes, até que três camadas de concreto tenham sido colocadas no molde.

Aguarde de 5 a 10 segundos e retire o molde bem lentamente. Depois de retirar o molde e que o concreto estiver de pé, posicione-o ao lado dessa amostra — desta vez com a menor base para baixo. Então, compare a altura do molde com a do cone de concreto. A diferença entre os dois, em milímetros, é o que chamamos de slump.

Normas a respeito do teste de slump

Apesar de termos descrito como o teste de slump deve ser feito, nossa explicação foi simplória, apenas para ilustrar. É importante, contudo, que reforcemos o que já foi falado: deve-se realizar um bom controle tecnológico para garantir um concreto de alta qualidade e, consequentemente, uma boa construção.

Para garantir uma realização eficiente, é fundamental que os responsáveis sigam as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Em sua norma NBR NM 67:1998: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, a Associação traz todos os detalhes de como fazer o teste.

E você, já sabia algo a respeito do teste de slump? Entendeu a importância deste ensaio? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, não deixe de acompanhar a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.