fbpx
28 out

Concreto solar: o que é?

Você sabia que os edifícios consomem cerca de 40% de toda a energia elétrica produzida no planeta? Considerando um número tão alto, pesquisadores estão buscando formas para que os edifícios auxiliem na produção da própria energia — o que pode reduzir custos e trazer benefícios para o meio ambiente.

Entre os estudos, um que tem recebido esforços ao redor do planeta é o desenvolvimento de um material chamado de concreto solar, capaz de cumprir a mesma função de uma placa fotovoltaica, isto é, absorver a luz solar e transformá-la em energia elétrica.

Neste texto, a Tecnomor conta tudo que você precisa saber sobre o assunto! Você poderá ver os principais estudos que estão sendo feitos por todo o mundo e até mesmo conhecer um produto brasileiro que já está colocando esta tecnologia em prática.

Continue a leitura e confira!

O que é o concreto solar?

Como citamos na introdução, o concreto solar (ou concreto fotovoltaico, como também é chamado) é um tipo de concreto cujo objetivo é absorver energia solar, armazená-la e distribuí-la na forma de energia elétrica.

No entanto, é preciso ressaltar que ainda se trata de um material em aprimoramento, com diferentes pesquisadores o produzindo de formas distintas.

Um exemplo é o material que está sendo desenvolvido na Universidade de Kassel, na Alemanha. Este concreto recebe uma camada de tinta à base de grafite e óxido de titânio — e é ela que faz com que o concreto absorva a luz solar. Isso acontece porque, ao ser atingida pela luz, a tinta libera elétrons que provocam uma corrente elétrica no material.

De acordo com os próprios pesquisadores, o objetivo do projeto agora é tornar a condutibilidade deste concreto cada vez maior, até que ele seja capaz de gerar 20W por m².

Outra pesquisa que está em andamento e mostra resultados animadores é a do Instituto Politécnico Nacional (IPN), no México. Aqui, a técnica está nos materiais utilizados para produzir o concreto, ao invés de uma camada de tinta aplicada posteriormente.

A composição vai além do cimento, areia, brita, água e aditivos, tendo também um mineral chamado perovskita e um composto de óxido de cálcio e titânio — ambos com a função de conduzir eletricidade. Ainda que este estudo seja um dos mais promissores, ele ainda está na fase laboratorial.

Já temos telhas de concreto solar no Brasil!

Apesar dos estudos internacionais que citamos serem ótimas novidades, é aqui mesmo no Brasil que já estamos vendo uma espécie de concreto solar ser aplicado. Porém, o que tem sido utilizado são telhas de concreto convencionais com uma leve incorporação de células fotovoltaicas na superfície do material — e não um concreto solar propriamente dito.

Ainda assim, estamos falando de um material que permite o aproveitamento de energia da luz solar sem que seja necessário adquirir painéis fotovoltaicos.

Ainda recentes no mercado, as primeiras telhas foram vendidas para clientes selecionados. No entanto, a fabricante afirma que a compra pelo público geral poderá iniciar já nos próximos meses.

Quanto às características da telha, ela mede 36,5 cm por 47,5 cm e tem a capacidade de produzir, mensalmente, 1,15 kWh — além de ter uma vida útil estimada de aproximadamente 20 anos.

E você, já tinha ouvido falar no concreto solar? O que achou das pesquisas que estão sendo feitas? Caso tenha interesse neste tipo de novidade e queira continuar recebendo textos como este, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.