fbpx
25 jul

O que é mobiliário urbano em concreto e qual sua importância?

Para criar uma cidade mais funcional, inteligente e que atenda às necessidades dos habitantes, o mobiliário urbano desempenha um papel importante nessa tarefa. É através dele que é possível garantir, muitas vezes, o conforto e o bem-estar dos usuários nos espaços públicos da cidade.
O que vemos, no entanto, são muitos elementos do mobiliário urbano destruídos, vandalizados ou deteriorados. Uma das soluções para otimizar esses problemas pode ser apostar no mobiliário urbano em concreto, já que por ser mais resistente e durável, o concreto ajuda a garantir mais qualidade e durabilidade para as mobílias urbanas.

Afinal, o que é mobiliário urbano?

Segundo o Glossário de termos das resoluções do Contresp, mobiliário urbano pode ser definido como o conjunto de elementos da mobília que compõem o espaço público com funções de circulação de transportes; ornamento da paisagem e ambientação urbana; descanso e lazer; serviços de utilidade pública e acessórios à infraestrutura.

De maneira mais objetiva, o mobiliário urbano é formado por bancos, mesas, paradas de ônibus, bicicletários e outros elementos urbanísticos que podem ser considerados os “móveis da cidade”.

A importância do mobiliário urbano em concreto

Em muito casos, a deterioração e os estragos causados nos mobiliários urbanos ocorrem devido à baixa qualidade do material. E somado aos atos de vandalismo, é comum que essas mobílias percam suas funcionalidades rapidamente.

Por isso, utilizar materiais de qualidade fazem toda a diferença na hora de construir os elementos do mobiliário urbano, já que o ideal é que eles durem o máximo de tempo possível, com o mínimo de manutenção e reparos.

Nesse cenário, o mobiliário urbano em concreto tem se mostrado como uma excelente alternativa para as cidades, pois o concreto é um material resistente a grandes impactos e esforços, se mostrando mais eficiente do que diversos outros materiais nos quesitos durabilidade, qualidade e segurança, além de dispor de flexibilidade para construção dessas mobílias, garantindo que as peças sejam atraentes e agradáveis.

O mobiliário urbano pode ser moldado in loco ou ser pré-fabricado e o uso de aditivos para concreto e desmoldantes podem ser aliados, contribuindo para facilitar a execução e obter bom acabamento além de ser possível agilizar o processo produtivo com o uso de acelerador.

Inovações no setor

Uma das grandes novidades no setor é a possibilidade de usar concreto sustentável na construção de bancos, mesas, paradas de ônibus, elementos decorativos, etc. Sem prejuízo para o meio ambiente, o concreto sustentável alia qualidade da obra à sustentabilidade ambiental, trazendo benefícios tanto para quem utiliza os mobiliários, quanto para o meio ambiente.

Outra diferenciação consiste no uso de pigmentos para colorir o mobiliário urbano e criar ambientes mais atrativos visualmente, sem deixar de lado a qualidade e durabilidade. O pigmento para concreto substitui a pintura, garantindo durabilidade da cor sem desbotamento.

O mobiliário urbano em concreto é uma alternativa para otimizar os espaços das cidades, trazendo diversos benefícios para os usuários desses ambientes. Investir em mobiliário urbano significa melhorar a qualidade de vida da população e criar uma cidade mais atrativa e funcional.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.