fbpx
18 mai

Granulometria dos agregados para produção de telhas de concreto

Vários fatores são importantes para a produção de telhas de concreto, e um destes é a granulometria dos agregados utilizados na massa. No Brasil, a maioria dos fabricantes usa areia natural, e em alguns casos ocorre a mistura do pó de pedra ou areia artificial em porções pequenas, objetivando melhorar as características da areia ou reduzir custo.

A distribuição granulométrica da areia influência em todos os parâmetros de qualidade da telha: resistência, aspecto, absorção de água, consumo de cimento, etc. Excesso de areia grossa prejudica a qualidade superficial e excesso de finos afeta a resistência da telha e dificulta a impermeabilização.

Portanto, os agregados merecem atenção especial. Uma boa distribuição granulométrica deve apresentar uma curva de acordo com o gráfico abaixo, respeitando as faixas limitantes.

Granulometria dos agregados para produção de telhas de concreto

O teste de peneiramento deve ser realizado através de peneiras com abertura entre 4,8mm e 0,075mm, utilizando uma amostra de areia 100% seca. Calculando o percentual do acumulado obtido em cada peneira é possível obter a curva granulométrica do agregado e com isso realizar melhor o controle de qualidade da mistura utilizada.

Entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342-5320 | contato@tecnomor.com.br

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.