fbpx
2 mar

Drones na construção civil: como eles estão mudando o setor?

Até poucos anos atrás, a ideia de um equipamento voador relativamente pequeno e que pode ser controlado a distância parecia algo absurdo — vindo de um filme futurista. Hoje, ele não apenas existe como também está tendo um papel fundamental em diferentes setores do mercado.

Foi com tamanho crescimento em mente que a Tecnomor resolveu falar sobre o uso de drones na construção civil. Afinal de contas, hoje eles são mais importantes do que nunca — e a tendência é que sejam cada vez mais utilizados por dezenas de empresas envolvidas com o segmento. 

Na sequência, nós falamos um pouco mais a respeito deste assunto. Além de listar alguns pontos que mostram como os drones estão sendo utilizados pela construção civil, nós também iremos mostrar seus principais benefícios.

Acompanhe!

Como é o uso dos drones na construção civil?

Basicamente, a função de um drone é fazer a captura de imagens. No entanto, essa captura pode ter aplicações das mais variadas — ajudando desde as primeiras etapas da obra até mesmo na venda de unidades.

A primeira utilidade que podemos citar é logo nas etapas iniciais, no pré-planejamento e no levantamento topográfico do local. Após a captura, as imagens podem ser processadas e transformadas em mapas MDT e MDS, permitindo a identificação de pontos de drenagem, mudanças na elevação e os melhores locais do terreno para construção.

Além dessas etapas de planejamento, os drones também se mostram extremamente úteis durante a execução do projeto. Afinal, é indispensável que o engenheiro responsável faça um monitoramento constante do projeto como um todo. Com um drone, tudo isso fica muito mais fácil e rápido.

Por fim, como citamos, a utilização dos drones na construção civil ainda pode servir para auxiliar vendas. Com imagens em alta resolução e em pontos estratégicos — que normalmente não seriam acessados por fotógrafos —, é possível valorizar ainda mais o projeto e, com isso, aumentar as vendas.

E quais benefícios eles estão trazendo?

Há dois grandes benefícios proporcionados pelo uso dos drones na construção civil: maior velocidade de processos e considerável redução de custos.

No quesito da velocidade, podemos usar como exemplo as etapas de planejamento que citamos anteriormente. Sem os drones, a captação de imagens precisa ser feita da forma “antiga” — com um fotógrafo e outros equipamentos e profissionais que venham a ser necessários para o processo.

Tome como exemplo as imagens aéreas. Mais do que um fotógrafo, também será preciso alugar um helicóptero e contratar um piloto. Todo esse processo pode demorar dias e, dependendo do caso, até mesmo semanas — atrasando as etapas iniciais do projeto.

E este mesmo caso pode ser utilizado para tratar do benefício de redução de custos. Pense no custo que será contratar esses profissionais e equipamentos toda vez que precisar fazer captações aéreas. Investir em um drone dispensa tudo isso; além de o investimento ser feito apenas uma vez, ele é consideravelmente reduzido.

E você, tem acompanhado o crescimento do uso dos drones na construção civil? O que achou das possibilidades e vantagens que este pequeno equipamento tem proporcionado? Acha que ele deve ser cada vez mais comum entre as empresas do setor?

Caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo informações similares, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.