Como definir o melhor desmoldante para sua produção?
Desmoldantes são produtos utilizados com o objetivo de formar uma fina camada entre a fôrma e o concreto, impedindo a aderência entre ambos, facilitar a desforma, garantir um bom aspecto na superfície da peça além da reutilização da fôrma.
O indispensável uso de desmoldante no processo de fabricação de artefatos de concreto passou de uma simples aplicação da mistura de óleo diesel com óleo queimado (muito comum até poucos anos atrás), para um procedimento ou etapa do processo produtivo de relevante importância.
Primeiro, porque na definição do desmoldante não deve-se levar em conta somente o custo direto do produto, mas todas as consequências da sua utilização, e segundo, e principalmente, porque deve-se verificar os resultados finais na linha de produção.
Um bom demoldante não precisa somente proporcionar fácil desmolde, mas precisa também:
- Ser de fácil aplicação e manuseio;
- Não causar sujeira no ambiente de trabalho;
- Ter custo baixo;
- Não prejudicar a saúde dos funcionários aplicadores;
- Não agredir quimicamente as fôrmas ou moldes;
- Não agredir o meio ambiente;
- Não exigir gastos adicionais para a empresa, como periculosidade aos funcionários;
- Proporcionar fácil limpeza das fôrmas ou moldes;
- Evitar ações trabalhistas.
Podemos verificar neste breve levantamento como é importante a escolha deste tipo de produto. Uma ação que a princípio seria simples torna-se complexa, visto a quantidade de produtos disponíveis no mercado e as variáveis que precisam ser levadas em consideração.
Todas essas características fazem parte do conjunto de propriedades dos desmoldantes em emulsão da linha Oleomix-70, que foi desenvolvida buscando além de baixo custo, garantir um ambiente de trabalho salubre e ótimo desempenho no desmolde.
Entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342.5320 |(48) 99646.1098 | contato@tecnomor.com.br