Desmoldantes são produtos utilizados para evitar a aderência entre o concreto e as fôrmas, facilitando, assim, o desmolde das peças. Podem existir no mercado em diferentes soluções e composições, sendo os mais comuns os desmoldantes à base de óleos vegetais puros, de base alcoólica e à base de água. Como uma alternativa mais barata e menos prejudicial, o desmoldante à base de água se apresenta como uma ótima opção.

E é exatamente sobre ele que nós falaremos no texto de hoje. Se você ainda não conhece os benefícios deste tipo de desmoldante, continue a leitura abaixo e saiba mais sobre ele!

 

Os 4 principais benefícios de um desmoldante à base de água

 

1- Mais barato

A primeira grande vantagem do desmoldante à base de água que pode ser observada aqui é o baixo custo quando comparado a outros tipos. Diferentemente dos desmoldantes à base de óleos vegetais puros e dos desmoldantes de base alcoólica, eles podem ser encontrados no mercado por preços muito inferiores.

Para quem busca um produto de qualidade e uma linha de produção mais barata, eles são a melhor alternativa.

 

2- Não é inflamável

Se você já utilizou ou pelo menos conhece algumas das propriedades dos desmoldantes de base alcoólica, sabe dos perigos que eles podem oferecer. Isso porque o álcool é inflamável e oferece certos riscos para quem o manuseia. Além disso, é preciso ter um cuidado a mais também no armazenamento deste tipo de desmoldante.

No caso do desmoldante à base de água, esse perigo é inexistente, especialmente pelo fato de ele não ser inflamável, não oferecer riscos aos trabalhadores e nem exigir maiores cuidados para ser armazenado.

 

3- Não é prejudicial à saúde

Da mesma forma que o benefício anterior, este é ainda mais evidente quando comparamos o desmoldante à base de água com os desmoldantes de óleos minerais como o diesel.  Vapores destes desmoldantes podem ser perigosos e altamente prejudiciais à saúde dos funcionários.

Acontecimentos como esse não são uma realidade para o desmoldante aquoso, já que sua composição não leva materiais insalubres.

 

4- Facilita o desmolde e não deixa resíduos nas fôrmas

Chegamos ao último benefício, o qual é, na verdade, a principal função de um desmoldante e sua obrigação. Porém, graças ao fato de os primeiros desmoldantes desenvolvidos à base de água não terem apresentado estas características básicas, a maioria das empresas que trabalham na área dispensaram o produto, dizendo que ele não cumpria com o prometido.

Ainda que, à época, isso fosse uma verdade, hoje o cenário é diferente. Buscando contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, encontrar uma solução de desmoldante eficaz, novos produtos foram sendo desenvolvidos, evoluindo cada vez mais a atuação e os resultados.

Como consequência, hoje é possível encontrar no mercado opções de desmoldante à base de água que realmente funcionam, cumprindo suas atribuições básicas e oferecendo diversos benefícios como os que você leu acima. É seguro dizer que, hoje, eles realmente são a melhor alternativa para o desmolde de peças de concreto com ótimo acabamento superficial sem deixar resíduos nas fôrmas.

 

A Tecnomor conta com uma linha própria de desmoldantes à base de água, a Oleomix-70. Se você procura por um produto de qualidade, com baixo custo, não inflamável e que não apresenta riscos à saúde, basta optar por um dos desmoldantes da linha Oleomix-70. Você pode conhecer todos eles neste link.

 

E se você gostou deste texto e quer receber mais conteúdos assim, acompanhe a Tecnomor no Facebook e no Instagram!